sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Flor do deserto


Ontem conversava com uma amiga sobre meu novo aniversário. Realmente as mudanças em mim foram tantas e tão profundas que considero, sem dúvida alguma, que renasci para uma vida nova, uma vida mais feliz e mais plena, enfim, uma vida de liberdade. Decidi que meu novo aniversário será no dia 25 de outubro, pois foi nesse dia que, fechando um curioso ciclo, meu grande espelho caiu da parede e com ele, de certa forma, também caiu a imagem que tinha sobre mim mesmo.
Aprendi muito, com muitas pessoas. Escolhi, no dia de hoje, escrever para uma dessas pessoas, a justa homenagem a alguém que, estando presente desde o princípio, pode trazer à minha vida certa luz sem a qual, talvez, não teria conseguido prosseguir. Espero, sinceramente, que o exemplo que ela foi e é, possa, de algum modo, ser tão significativo para outros quanto o é para mim.
Sei que todos temos motivos para chorar, seja por alegrias ou tristezas, pois o mundo está repleto de desventuras. Não obstante, também sei que as lágrimas que rolaram pelo rosto dessa pessoa, ajudaram-na a compreender que não é razoável perdermos tempo precioso nos questionando sobre os porquês dos acontecimentos, mas, muito mais útil do que isso, é vivenciar cada instante com emoção, encarando os desafios e aproveitando cada um dos pequenos prazeres que o simples fato de estarmos vivos nos proporciona.
Hoje sou capaz de me emocionar com a beleza ímpar de qualquer coisa que esteja a minha volta. Isso, ao contrário do que muitos podem pensar, não é uma forma infantil ou imatura de ver a vida, mas acredito que seja sim o modo mais adulto de encarar as coisas: enxergando, com humildade, todas as verdadeiras qualidades que há em cada mínima parte da Criação. Outro dia, ouvi falar de alguns animais com peculiaridades curiosíssimas e me peguei pensando em como é surpreendente que, das mais aparentes adversidades, consigam sugir não apenas a vida, mas também a força e a graça.
Nada nem ninguém foge dos desígnos da Natureza e, assim como plantas lindíssimas podem florescer nos desertos, também nós podemos crescer esplendorosamente em meio às adversidades. Contudo, se pensarmos que com cada lágrima podemos trazer a vida à aridez de um deserto de desespero, se chorarmos um mar, então poderá brotar uma floresta. E essa pessoa cresceu, sempre e cada vez mais, em meio a desertos de dificuldades, cresceu e se desenvolveu tanto que hoje talvez não acredite no quanto consguiu realizar a partir da areia, talvez sequer consiga crer que a grande beleza que surgiu ao seu redor foi semeada pelo seu abnegado sacrifício.
É difícil encontrarmos alguém, hoje em dia, que consiga verdadeiramente amar. As pessoas deturparam de forma rude o amor e o traduziram como um sentimento vil de dependência e até mesmo uma simplória paixão. Amar é muito mais difícil do que se prega, pois implica na real abdicação, no abandono de tudo, inclusive de si mesmo, em função de outro, aceitando, inclusive, as últimas consequências dessa entrega como a dor ou mesmo a morte. Como costumo sempre citar um grande mago do passado “amar é doar-se aos outros”. E essa não é uma doação que deseja algo em troca, não! Essa doação se faz a partir do momento em que sentimos que nada mais nos é necessário além do próprio fato de podermos servir, real e dignamente, servir em Liberdade.
A virtude dos heróis, dos “semideuses”, dos maiores dentre os homens, é viver a todo instante o Amor. Entretanto, houve poucos heróis na história da humanidade, de tal modo que podemos considerar admiráveis aqueles homens que, mesmo sem querer, aprendem a amar verdadeiramente. A pessoa à qual dedico essa carta possui virtudes inúmeras, mas, certamente, nenhuma delas me ensinou mais do que sua capacidade de viver o Amor em Liberdade nas possibilidades de alguém comum, sem “iluminação espiritual” ou poderes fantásticos, mas simplesmente agindo. Sempre com a chance de escolha em suas mãos, teve discernimento e sabedoria e pode aceitar sua própria felicidade e amar o quanto quisesse. Esse é um de meus maiores exemplos e, sinceramente, espero que ele tenha lhes sido tão tocante como o foi em toda a minha vida.
Muito obrigado por estar sempre comigo, meu grande exemplo! Te amo!

Max

(O texto está sendo republicado, pois, na primeira versão postada, por algum motivo, faltou um parágrafo inteiro, parte essencial do mesmo.)

1 bilhete em resposta, escreva o seu!

Anônimo disse...

Te amo!
Meu eterno anjo que Deus colocou em minha vida! Você é um grande exemplo de vida, de coragem e sabedoria!
Sa sua sempre Di!