domingo, 10 de maio de 2009

Para ela,

Hoje em especial, peço licença para deixar a modéstia de lado, mas juro que é por uma ótima causa, afinal, você quem em ensinou que humildade é uma virtude muito importante. Você é uma das poucas pessoas que, felizmente, está comigo desde sempre, sempre mesmo. Costumo dizer que todos passam, mas todos deixam parte de sua essência marcada em nossas Almas. Acho que por isso é que sou assim, por ter tanto de você em mim mesmo.

Certamente você se recorda de coisas que eu mesmo não tenho a capacidade de lembrar, mas também há coisas que podem ter lhe parecido tão singelas, mas que eu nunca poderei esquecer, as pequenas coisas que me tornaram esse Max, tão simplesmente amado como sou.

Ver a felicidade das pessoas sempre me agradou e continuo buscando algo que me faça tão feliz quanto compartilhar bons momentos com os outros. Acho que uma das vezes em que fiquei mais feliz, foi com um bolo de aniversário, ele tinha uma cobertura de glacê e “bolinhas coloridas” em cima. Para mim quilo foi tão fantástico que passei a desejar que todos pudessem ter momentos tão mágicos como aquele.

Com o passar do tempo muitos mais conheceram o garotinho pequeno e tímido e nunca faltaram elogios para o aluno mais comportado, o menino mais educado e uma criança tão inteligente. Sempre achei que não merecia todos esses adjetivos, mas existe um que tenho muito orgulho de ter: “O Bom menino”.

Daí então comecei a aprender segredos antigos e ouvi repetidas as suas palavras em cada um deles. Por mais desconhecidos que possam ser os caminhos que trilho, nunca deixaria de trilhas as estradas de honra e virtude que você me ensinou. Queria poder repetir aquela Cerimônia todos os dias, para sempre, queria poder plantar um jardim de rosas vermelhas e todos os dias te entregar a mais bonita, para provar o que sinto, para mostrar que tudo o que me deram ali, foi graças ao que aprendi com você.

Dediquei-me a ideais que podem não ser exatamente os seus, mas, em essência, o que conta é o empenho e isso é uma das maiores coisas que aprendi com você. Ajudar aos outros sempre me fez feliz e seu exemplo é, inegavelmente, um dos maiores a se seguir. A dedicação com que vive a sua vida, a capacidade de se doar completamente aos outros, isso eu sempre vou tentar imitar para que continue sempre me alegrando tanto quanto você e um dia, no futuro, possa sorrir vendo o sorriso nos rostos de uma família tão linda como a sua.

Estranhos, conhecidos, amigos, amigos-irmãos, irmãos e irmãos amigos. De todos esses eu já ouvi coisas maravilhosas sobre mim. Amigos amados já me disseram que sou seu maior confidente. Como poderia não sê-lo se a vida toda tive uma confidente como você? Grandes homens dentre os maiores deles já me disseram que meu destino está muito acima do sucesso. Se isso um dia chegar a acontecer, só terá sido possível porque antes mesmo de eu vir ao mundo, você já o desejava de todo o coração.

Nos momentos difíceis, tempestuosos e desesperadores, lá estava você, sempre forte, inabalável e ao mesmo tempo inegavelmente sensível. Sempre me perguntei como era possível tanta força e tanto amor, unidos num único ser. Digno de tentar ser imitado, esse poder é passado misteriosamente, como uma herança sagrada, um legado que não pode se perder. Graças aos atos de carinho e superação da própria dor, às palavras de amor ditas, todas com sabedoria e discernimento, às vezes somente olhares tenros trocados, graças a tudo isso você me ensinou esse seu dom, quiçá almejando que todo o mundo pudesse se beneficiar dele.

Então, acima de qualquer honraria ou prêmio, fui chamado irmão pelos mais amados amigos e esses mesmos me vêem tão diferente e tão único quanto você é para mim. Aprendi a ouvir em seus olhos como você vê nos meus, aprendi a ver em suas palavras como você vê nas minhas, e estive sempre ao lado deles quando mais precisam de mim, assim como você. A distância não importa, não há distância para tão grande sentimento. A magia que você me ensinou ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço e só quem pode me ouvir falar, ao longe, entende o quero dizer.

E mesmo quando chegar o fim de todas as coisas, mesmo quando esse mundo passar e todos os segredos do Universo forem revelados, mesmo lá não haverá ninguém que possa fazer jus ao amor verdadeiro, aquele que significa abdicar de si mesmo e doar-se aos outros por inteiro. Esse amor que você tem por mim, mãe.

Simplesmente de mim,

Seu filho.

Essa carta se destina a todas as mães que eu conheço, mas em especial à minha “avó”, às minhas tias, às queridas mães daqueles meus Irmãos’’ , às mães dos meus amados amigos e, claro, à minha mãe. Não é por hoje, hoje não tem mais importância do que qualquer outro dia do ano, portanto, peço a vocês, filhos, que não esperem por esse dia, façam tudo, sempre, como se fosse a única vez.

1 bilhete em resposta, escreva o seu!

Someone disse...

Meu querido Max, como sempre dizendo lindas palavras.... Obrigada por me dar o privilégio de lê-las!!! E depois, quando eu parar de chorar, a gente se fala... beijos!