domingo, 29 de dezembro de 2013

Ovo de falcão

Sempre fui muito ligado a símbolos. A maior parte dos meus amigos, se questionado sobre qual o símbolo que me representa responderá facilmente que é o Olho de Hórus. Num primeiro momento, por admirar o significado da sabedoria e da visão aguçada, adotei o símbolo como meu, exaltando as virtudes que gostaria de ter. No entanto, com o passar dos anos, conheci uma gama enorme de significados atribuídos a ele, de tal modo que eu pude valorizá-lo cada dia mais. Hoje, eu sei que ele simboliza os valores com os quais eu compactuo, a fé que eu professo e a liberdade com a qual eu desejo viver.
Há anos, carrego esse símbolo comigo, todo o tempo, na forma de um medalhão, presente de queridos amigos. Não gosto de sair sem ele, não pelo apego material ou pela crença que alguns tem, de que é um símbolo de proteção, pois nem sequer acredito nessas supertições. Eu não gosto de sair sem ele porque carregá-lo no peito é como dar um testemunho, silencioso e íntimo, daquilo em que eu acredito e da forma como procuro viver. Há dois dias, contudo, fui obrigado a deixar meu Olho de Hórus pra trás e mais uma vez ele carregou consigo um novo simbolismo: ao representar minha própria essência, é como se ele tivesse recebido toda a ofensa que me atingiu.
Naquela noite saí de casa com o objetivo de me divertir, de dançar até doerem os pés dentro dos sapatos, de rir a valer. Saí de casa com um sorriso no rosto, aquele que dizem que é charmoso, mas que eu só acho que é de sincera felicidade. Na fila da danceteria, conversava sobre a vida, sobre como a vida tem sido indescritivelmente inacreditável na simplicidade de cada momento realmente apreciado em sua unicidade. De repente, senti uma pancada no rosto. Ouço um carro acelerando e pessoas gritando. Não entendi muito bem porque alguém ali na fila iria me jogar uma pedra de gelo. Foi muito rápido. Começou a doer e parecia que tinha me molhado muito. Olho em volta e, para minha surpresa meu amigo estava banhado de alguma coisa que, primeiro bateu em mim, depois espirrou nele. Ele não estava enxergando porque atingiu seus olhos e suas lentes de contato. Foi tudo muito rápido. Passei a mão na cabeça e percebi que, na verdade, não havia vindo da fila e não era uma pedra de gelo: eram ovos, lançados de um carro, de alguém que descia a avenida unicamente com esse propósito.
Todos sujos, melados, com um cheiro insuportável, o cabelo e as roupas grudando, fomos obrigados a ir embora. Nós nos limpamos um pouco com lenços de papel antes de entrar no carro, para não sujar tudo. Entramos e resolvemos voltar para minha casa, para que pudéssemos nos recompor. Quando entrei no banheiro e fechei a porta, vi meu rosto completamente imundo no espelho. Só o que queria naquele momento era me limpar e depois ficar em casa, magoado, ofendido, odiando a ignorância de quem havia feito aquilo. Sem pensar muito, tirei meu medalhão e fui tomar um banho. O cheiro não parecia querer sair da pele, do cabelo, da cabeça. Cheiro de ovo, cheiro de violência, cheiro de humilhação. Os cheiros se confundiam, mas no fim, ele era um só cheiro podre: cheiro de intolerância.
Hórus é o deus dos céus, seus olhos são o Sol e a Lua, então ele observa ação e coração, onde quer que esteja. Ele voa, na forma de um falcão, poderoso e imponente porque a sua liberdade não tem limites. Quando ele lutou com Seth seu olho esquerdo foi arrancado e a Lua parou de brilhar, mas os deuses substituíram sua vista por um amuleto e, depois dele vencer a batalha, eles conseguiram lhe restituir o olho. Hórus é o deus da guerra, essa guerra é a representação da batalha que travamos todos os dias contra aquilo que nos cega, contra aquilo que nos tira a liberdade. De olhos realmente abertos somos livres e poderosos, podemos conhecer nossa Verdadeira Vontade e nos realizarmos. Esse é o objetivo da vida, viver realizado.
Saí do banho com isso em mente. Limpo e com a dignidade e a Visão reconstituídos. Quando vi meu medalhão, ele estava emporcalhado, totalmente sujo. Eu levaria bastante tempo para limpar a corrente, tirar todos os resquícios, cascas, não podia fazer isso naquele momento, meu deus, Hórus, me conclamava a uma missão mais importante. A palavra de pecado é restrição e ficar em casa remoendo aquilo seria o mesmo que restringir a mim mesmo, seria aceitar que o ato infame daquela pessoa estava tomando a minha liberdade e o que é pior, restringindo o que possuo de mais sagrado: a minha Vontade. Voltamos para a danceteria. Naquela noite eu me diverti, dancei até doerem os pés dentro dos sapatos, ri a valer. Naquela noite eu fiz exatamente aquilo que eu queria fazer quando saí de casa da primeira vez: vivi.

Pena que nem todos tem a capacidade de Ver. Ver é ser livre. Viver a liberdade é a verdadeira felicidade.

Max

2 bilhetes em resposta, escreva o seu!

Mariana disse...

Max, se todos tivessem um pouco dessa visão de liberdade e a atitude para não se deixar abater diante dos acidentes, incidentes e da maldade humana, viver seria muito mais lindo. =)

Barrozo disse...

Pergunto-me quantos nesse mundo não teriam a vontade abalada diante de tal situação. Talvez esse seja o seu lado guerreiro ligado ao símbolo que tanto te representa.

Você é um exemplo, meu velho!