domingo, 27 de março de 2011

Sobre pássaros e espelhos

Esta foi uma semana incrivelmente turbulenta: tive uma quantidade razoável de problemas para resolver, decisões difíceis para tomar, compromissos para cumprir, coisas para estudar... Felizmente, também tive alguns bons momentos de descontração, diversão e reflexão, situações que podem parecer banais, mas que na realidade foram essenciais para não enlouquecer com toda a agitação. Hoje, depois de dormir bem, mas ainda me sentindo exausto, resolvi escrever para relaxar um pouco, pensar e compartilhar alguns aprendizados desses dias de tumulto.
Muito embora a vizinha tenha dito que guardar espelhos quebrados traz azar para a casa, o único pedaço grande daquele espelho que quebrou no meu quarto no ano passado acabou ficando largado numa caixa de papelão, com uma parte encostando-se à parede do quintal. Já há algum tempo, um fato curioso ocorre: um pica-pau pousa sobre a borda da caixa e, vendo seu reflexo no espelho, insiste em bicar o espelho por algum tempo. Não entendo de pássaros, não sei nada sobre o comportamento dos pica-paus, seus hábitos e meios de vida. Assim, não posso fazer qualquer afirmação sobre qual seu objetivo ao ficar bicando aquele reflexo, porém, quando as certezas não são possíveis, sobra mais espaço para a imaginação...
Tive conversas com muitas pessoas esta semana e observei vários tipos de pássaros bicando reflexos. Podemos imaginar que o pica-pau bica o espelho porque espera alcançar aquele outro de sua espécie do lado de lá, com exatamente as mesmas características que ele, que age imitando seus atos, que pode completá-lo perfeitamente, que não é mais bonito nem mais feio do que ele, que sempre está ali quando ele quer e vai embora assim que ele vira as costas. Sabemos, no entanto, que esse pica-pau nunca vai alcançar aquele outro, pois o outro só existe nele mesmo. Ninguém pode ser feliz buscando a si mesmo nos outros.
O pica-pau pode estar atacando, furioso, aquela imagem irritante diante de si. Quem sabe ele bica o reflexo no espelho simplesmente porque não suporta ver no outro os defeitos que não reconhece em si próprio. Busca então aniquilá-lo o mais rápido possível. Esse pássaro deixa de buscar seu sustento e perde muito tempo tentando destruir o reflexo, desperdiça o dom de voar, livre, pelo céu. Não sabemos exatamente o que acontece se ele finalmente quebrar o espelho, é provável que se machuque, mas certamente ele perderá a oportunidade de se tornar um ser melhor.
Se eu fosse um pica-pau, o que será que me bastaria para viver feliz? Ora, acho que alimento, alguma companhia, um ninho seguro dentro de uma árvore e a beleza do mundo a minha volta já seriam suficientes! Talvez, quando bica o espelho, o pica-pau esteja desesperadamente buscando por felicidade, por um mundo fascinante que ele acha que ainda não conhece. No entanto, sua passagem é sempre impedida por aquele outro pica-pau que se coloca justamente na sua frente, impedindo que ele avance em direção a sua realização. Pobre pássaro que ainda não percebeu que o mundo em que ele almeja ser feliz não é outro senão o que já o cerca e que o único que impede que ele alcance esse mundo é ele próprio.
Ainda há inúmeros motivos pelos quais o pica-pau pode querer bicar o espelho de tal modo que descrevê-los a exaustão não seria suficiente, por isso acho melhor parar por aqui. O pedaço de espelho terá de sair dali nos próximos dias por motivos que não cabem explicar agora. O pica-pau vai até o espelho quase todas as manhãs, então eu me pergunto: o que ele vai fazer quando não encontrá-lo mais ali? Uma questão interessante para se imaginar...

Max

3 bilhetes em resposta, escreva o seu!

Unknown disse...

Cara, essa história é quase que um conto Zen(se não for um, poderia se tornar, de tão profunda). Eu acho que li umas quatro vezes o teu post para tentar captar alguma coisa que você quis dizer, mas acho que me falta um pouco de vivência pra isso. Quem sabe não precise me olhar no espelho um pouco?

Abração

Mariana disse...

Maaaaaaax!!!

Adorei sue post. Muito bonito, criativo. Viajei muito lendo isso! Fazia muito tempo que não parava para ler alguma coisa novo e me deparava com algo tão bom! Parabéns!

Beijos
Mari

Someone disse...

É sempre muito bom ler e refletir acerca dee suas cartas, Max... Não sei o que o pica-pau poderá fazer quando não tiver mais o espelho por lá, mas sei que quase todas as pessoas desse mundo deveriam poder se olhar nesse espelho algumas vezes todos os dias para conseguirem se tornar pessoas melhores.
Beijos, já estou com saudades!

Com carinho,

Ninha